quinta-feira, 30 de dezembro de 2010




2011 - COMEÇAR VIDA NOVA NÃO É FÁCIL !!!

Existem situações e contextos bastante variados que contribuem para que alguns tomem uma decisão de mudar de vida. Nova vida, novos valores, novas referências, tudo novo enfim. Quando alguém toma este tipo de decisão, automaticamente torna-se alvo para alguns que costumam julgar vendo segundo a forma antiga. A velha imagem deformada gravada na mente das pessoas impede que elas vejam o novo, porque tomam a liberdade de julgar sujando, difamando, desanimando, etc. Como uma pessoa pode ver o novo com uma ótica deformada, a mente deformada e habituada com o velho? É bem difícil não é mesmo?

Pense um pouco neste exemplo: Enquanto um alcoólatra está bêbado, ninguém liga para ele. Ele vem e vai, entra e sai e ninguém diz nada, nem critica nem ajuda, nem apóia nem desdenha. Mas quando - por algum milagre - ele decide parar de beber, costuma ser criticado, julgado, escarnecido, desanimado até que encontrem um deslize qualquer para começar a sessão de apedrejamento. Isso costuma acontecer em todas as áreas do relacionamento humano devido a falta de amor.

A vida acaba trazendo de volta as conseqüências de nossas atitudes e a felicidade e paz interior está intrinsecamente ligada a nossa atitude diante de nosso procedimento diante das oportunidades de oferecermos ajuda ou a negarmos frontalmente, julgarmos condenando e apedrejando ou apoiarmos vestindo a nudez de quem está necessitado.

O comum é tratar as pessoas com descrédito, zombaria, sarcasmo, cinismo, escarnecimento, etc. O difícil é acolher as pessoas com amor.

Eis algumas destas reciprocidades que a vida oferece:

1 - Porque alguns não conseguem ter comunhão uns com os outros ? Porque estão em pecado.


I João 1:6 e 7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

2 - Quantas vezes se deve perdoar ?

Mateus 18:21 a 22 - Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

3 - Quem não perdoa também não é perdoado. Quem é perdoado é feliz.

Mateus 6:12 a 14 e 15 - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Mateus 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia
Romanos 4:7 e 8 - Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

4 - Quem perdoa não pode ser seletivo, tem que perdoar a todos e não só a alguns.

Lucas 7:41 a 43 - Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

5 - Quem não perdoa, até o perdão anteriormente concedido é revogado. Fica na mão dos atormentadores.

Mateus 18:23 a 35 - Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; e, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; e, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
I João 1:8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

6 - A vingança não nos pertence ?

Romanos 12:17 a 21 - A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

7 - O que fazer então ???

Efésios 4:31 e 32 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Colossenses 3:13 - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
II Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

8 - Quem traz os pecados à tona quer ser melhor que Deus.

Hebreus 8:12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

Quando se perdoa de verdade, não julga, não critica, não oprime, não mede, não atribui sentença, não decreta veredicto ou aplica castigo.


Quando se perdoa de verdade, se é feliz.

Reflexão:

Olhe para o semblante de quem tem alguma mágoa que não consegue ou não deseja perdoar e veja se parece feliz, veja se parece em paz.


Exemplo de mudança de vida exemplificado pela natureza. Lagarta metamorfoseando-se em borboleta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário