sábado, 27 de junho de 2009

USAR OU NÃO BRINCOS OU TATUAGENS ?

Nesses últimos dias, nas igrejas, há líderes, pregadores e membros liberais, os quais não têm a Bíblia de fato como lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho como está escrito em Salmos 119:105 "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."

Alguns dizem ter a marca da promessa; outros afirmam que crente que tem promessa não morre; e outros gostam da caixinha de promessas, outros afirmam que são os instrumentos que Deus prometeu para sarar a terra.

Enfim, vivem em função das promessas.

Não descobriram que a Bíblia não é apenas um Livro de promessas; ignoram os seus mandamentos e princípios.

A bem da verdade, alguns grupos ditos evangélicos até dizem seguir aos mandamentos da Palavra de Deus.

Mas ignoram por completo os princípios bíblicos.

E estes são fundamentais para responder a perguntas difíceis.

Muitos já perguntaram se o crente pode usar brinco.

A resposta para esta pergunta é: “Pode!”

Mas, antes de continuar, vale acrescentar: “O crente deve usar brinco ?”

É claro que não encontramos na Bíblia, principalmente no Novo Testamento, um mandamento do tipo “Não usarás brinco”.

É é isso que os crentes liberalistas abraçam.

Já que não há mandamento contrário ao uso do brinco, então afirmam que podem usar brinco livremente fazendo do corpo o que bem entenderem.

Que engano!

Eles ignoram por completo o fato de que a Palavra de Deus contém princípios, pelos quais o Senhor nos ajuda a entender e gerenciar toda a nossa vida.

E os princípios, diferentemente dos mandamentos, são gerais.

Não há especificidades neles, mas por meio deles temos todos os indícios para sabemos se usar brinco, por exemplo, combina ou não com a vida cristã, como foi desenhada pelo próprio Deus.

Há muitos princípios na Palavra de Deus.

O livro de Provérbios apresenta vários.

E em cada livro da Bíblia eles estão entremeados a mandamentos e promessas (e às vezes embutidos neles).

Somente um crente desejoso de andar segundo a Bíblia se dá ao trabalho de encontrá-los e passar a segui-los no dia-a-dia.

Veja alguns exemplos.

1) Vida de Cristão é vida de Renúncia Ser cristão implica renúncia ao “eu”, à própria vontade.

Quem segue a Cristo deve ou não abandonar coisas efêmeras como tatuagem, piercing, brincos, etc.?Lucas 9:23 - "E [Jesus] dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me."

2) Cristão não segue o curso do mundo Vida cristã implica não amar o mundo nem o que nele há, tampouco conformar-se com a sua filosofia.

E “mundo” aqui denota “o modo de viver das pessoas ímpias” ou “o sistema dominado por Satanás”.

Usar brincos é um hábito próprio desse mundo que tem o Diabo como príncipe.Romanos 12.1,2 - "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

3) Cristão deve fazer as escolhas certas

Temos livre-arbítrio, pois todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas nos convêm ou edificam.

Nesse caso, eu posso, mas não devo usar brincos.1 João 2:15-17 - "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.

Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."

4) Cristão faz tudo para a Glória de Deus

Tudo o que fazemos deve glorificar a Deus.

Como pretendo fazer isso usando brincos?

Qual é a fama de quem usa brincos?

Confronte-a com o princípio contido em Filipenses 4.8, de que devemos atentar para o que é de boa fama.

Diante dos princípios da Palavra de Deus já mencionados, não há dúvida de que o uso de brincos não combina com a vida cristã, ainda que não haja um mandamento expresso condenando esta prática.

Filipenses 4:8 - "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

1 Coríntios 6:12 - "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."

1 Coríntios 10:23,31 - "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."

5) Cristão é guiado pelo Espírito Santo.

É impossível glorificar a Deus por meio do uso de brincos, pois não devemos apenas evitar o pecado.

O princípio contido em 1 Tessalonicenses 5:22 mostra que devemos evitar também a aparência do mal.

E existem pecados e embaraços, como vemos em Hebreus 12:1.

E estes podem se tornar piores do que pecados expressos mediante mandamentos.

Alguém insistirá em dizer que não há mandamento quanto ao uso de brincos...

De fato, é verdade. Mas, para que servem os princípios?

1 Tessalonicenses 5:19 a 22 - "Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal."

6) Cristão deve ter bom testemunho

Hebreus 12:1 - "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta"

I Timóteo 3:7 - Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

Em que os princípios contidos nas passagens acima se relacionam com a pergunta em apreço ?

Não há mandamentos sobre pecados novos.

O Diabo gasta todo o seu tempo inventando pecados novos, para ele é fácil.

Já pensou se a Bíblia tivesse mandamentos expressos para todos os tipos de pecados?

A Bíblia seria muito maior que um estádio de futebol.

Daí Paulo valer-se, em Gálatas 5:21, da expressão “e coisas semelhantes a estas”.

Mas não há dúvida, à luz dos princípios da Palavra de Deus, de que o Senhor não se agrada de pecados como usar brincos, “ficar”, comprar CD e DVD “pirata”, fazer down-load de filmes, livros sem a permissão do autor e da editora, prática comum entre muitos evangélicos na Internet.

Mateus 7:13 - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.

4 comentários:

  1. Realmente, esse texto veio de encontro ao que busquei.
    Olha só eu sou Critão, convertido e batizado... a alguns anos, uma série de fatores, SOBRE TUDO A HIPOCRISIA me levaram a me afastar da igreja, e de certa forma... de um pouco de Deus.
    Desde antes de meu batismo usava brincos... e parei de usa-los por exigencia de trabalho e tudo mais, bem como voce descreve no texto, hoje, no entanto, na empresa onde trabalho, meus brincos nao medem minha competencia, e mesmo com eles, probo meu valor, e ja a algum tempo voltei a usa-los... a alguns domingos, venho lutando contra essa questao de nao conseguir voltar a igreja e tenho conseguido retornar... na verdade nao estou enfrentando qualquer tipo de problema, no momento quanto aos brincos... mas sei que estao por vir, sobre tudo, porque no final do ano, estarei indo para Curitiba, visitar meu pai, e sei que ele encara brincos de uma forma diferente... e o faz, como Cristao e como Gerente de Recursos Humanos...
    no entanto, meu irmao mais novo, filho deste 3 casamento dele, usa cabelos compridos e ate onde pude perceber, sem qualquer advertencia... ainda é tambem um "fã" de animes e cultura japonesa... participando de feiras de COSPLAY e similares... e bem, desenhos japoneses desse genero, nao sao exatamente "legais"...
    onde quero chegar?!
    Bem... entre essa coisa de poder e nao convir... me pergunto... com base ainda no seu texto, sobre a fama de quem usa brincos...
    qual a fama do "CRENTE"?
    eu te conto...
    caloteiro... enrolao... mentiroso, bitolado...
    radical... mentiroso, HIPOCRITA... falso...
    e por ai vai..........
    pois bem...
    meu pensamento sobre isso é...
    eu uso brinco sim... vez por outra... nao por modismo, (ate pq ainda nao vi moda do genero) pinto as unhas de preto... atualmente... raspo a cabeça, pq meu cabelo começou a me abandonar... e eu resolvi abandona-lo antes... mas ele ja foi loiro... ruivo...
    sou casado a quase 12 anos... tenho um filho de 10... que ja me pediu para furar a orelha... e orientado das consequencias... por ele mesmo, resolveu nao fazer, mas atualmente... é loiro... por pura "curtição"...
    mesmo com todas as minhas loucuras, nunca fui homexual nem tao pouco aceito como normal, no entanto... respeito quem escolha ser... sem discriminacao...
    e uso meus brincos na igreja... atualmente ate mesmo no trabalho...
    mas pergunto...
    nao usara homnes vestes femininas e mulheres vestes masculinas...
    e porque nos domingos... todos tem que usar terno... gravata... saias longas...
    e fora da igreja... os shortinhos... sao cada vez mais curtos...
    os termos falados sao cada vez mais imundos...
    sim, eu falo palavrao... e me controlo SEMPRE na maneira de falar... nao so na igreja... nao so entre cristaos...
    posso ate receber o "discredito" do tipo "ELE É CRENTE? Nossa... nem parece" mas se é que ha um melhor ou pior... seria eu pior que o que parece... que se veste e se arruma como crente aos domingos melhor do que eu!? sera aquele que da um bom dizimo (ou um dizimo qualquer, ja que nao sou dizimista) melhor do que eu... pq se nao sou dizimista, ~e porque em meu coracao, ainda que eu entenda a necessidade do dizimo, ainda nao consigo enxergar que o dizimo nao vem da sobra... vem da primicia... e minhas dificuldades financeiras, me fazem ser MUNDADO e preocupado com minha familia, e impedido de agir ainda que ate que gostaria de ter esse dissernimento e evolucao espiritual... pois so o entendimento nao basta...
    estou longe der ser um CRISTAO exemplar... talvez... nem mereça ser chamado de cristao... e mereça apenas o titulo de CRENTE, ja que CREIO em Cristo e talvez em nada me pareca com ele... mas se posso me orgulhar de algo... é de ser AUTENTICO... é de nao usar MASCARAS... é nao de nao ser HIPOCRITA.
    e agora... como devo seguir?

    ResponderExcluir
  2. gostei do texto, e do comentario, expresso, sincero, vejo um irmao, que esta olhando para o homem, mas tambem para DEUS, É COMPLICADO, POIS, NOS TEMPOS DE HOJE, VOCE PERCEBE QUEM SOBE DE CARGO, QUEM GANHA ELOGIOS, E NÁO É O CRENTE QUE ORA E JEJUA, MAS O QUE TEM UM DIZIMO GORDO... DIGO PQ JA PASSEI POR ISSO..

    ResponderExcluir
  3. nossa muito bom, esse realmente é o verdadeiro motivo....... negar-se a si mesmo por amor dos outros...

    ResponderExcluir
  4. Fedora C.O.R.E. faça com simplismente como Cristo... todos os dias ele negava sua vontade. pessoas ruins sempre vão existir na igreja, é o joio no meio do trigo, voce deve olhar para o alvo que é cristo. eu tambem uso brincos, mas se eu for continuar morando em um lugar onde a cultura tem o uso de brincos como uma coisa ruim eu pretendo não usar mais, o problema não é o brinco nem Deus ,ou voce, são as pessoas que tem a consiencia(uma coisa que fica junto com o coração) fraca.

    ResponderExcluir